29/03/2010

EU - trabalho em processo

Toda quinta-feira olhem pro letreiro de vinte metros do Cine São Luiz! Lá vai estar-em processo - o EU http://projetoeu09.blogspot.com/ da Érica Zíngano ... no mesmo letreiro que anunciou "Anastácia, a princesa esquecida" no dia 26 de março de 1958 na sua grande inauguração.

Mostra de Vídeo

Durante os dois meses de exposição teremos uma série de vídeos que serão apresentados na telona do Cine sempre de sexta a quinta e no delicioso horário de 12 às 15. Nessa primeira semana (26/03 a 31/03) temos:

O Vídeo: ‘Liberação da Mulher, Liberação Humana.’

Vídeo-Registro de uma Situ-Ação Performativa no espaço público urbano, realizada em 2007 na cidade de Fortaleza pelo Coletivo Curto-Circuito, que trata das tensas, radicais, e agressivas relações de domínio entre os sexos e têm como tema nuclear a resistência feminina a ordem patriarcal dominante na sociedade.
O Autor: ‘Coletivo Curto-Circuito’

formado por artistas híbridos e ativistas focado na intersecção entre arte, filosofia, arquitetura, urbanismo, comunicação e sociologia, centrado nos movimentos de ruptura como a Contracultura.

O Coletivo pensa o artista como um agente político, em incessante diálogo com a história da arte e em permanente conflito com o poderoso sistema das ordens das significações dominantes.

O Vídeo: ‘Estou Mais Forte!’

Vídeo-Registro de uma Interferência cognitiva em espaços diversos das ruas de Fortaleza.

Está intervenção faz pensar sobre a relação Homem/Mulher e Mulher/Homem de maneira subjetiva.

A Narrativa do texto associada as imagens que se repentem como frames, mostra uma mulher e sua tomada de posição, se percebendo e se engendrando afirmativamente.

O Autor: ‘Laboratório de Arte Pública/L.S.T.’

formado em 2007 por artistas-educadores-sociais é um instrumento educativo e de sensibilização em torno de questões ligadas a direitos humanos. Uma ferramenta conceitual e prática para desencadear devires, devir-alegre, devir-criador, um devir-artista em direção de um plano educacional que visa novos movimentos curriculares partindo de intervenções artísticas colaborativas onde a ação sócio-pedagógica é gerada por dispositivos-ponte de Arte Pública.


O Vídeo: ‘Escape’

Vídeo-Registro da performance realizada em 8 de março de 2010 na comemoração do dia Internacional da mulherem meio a Praça do Ferreira, na cidade de Fortaleza. O grupo organizou uma intervenção que questionasse o sentido de ser mulher na contemporaneidade. A mulher como público do comércio.

A mulher emplastificada, com seu selo de compra, traz o efeito de objeto-mulher que se realiza no que consome, adquirindo uma identidade “segura” a partir do que tem.


O Autor: ‘PARE – Provocação Artística Ritual Experimental’

Consiste em um coletivo que se volta para ações estéticas focadas na análise, reflexão e crítica do modo de vida contemporâneo. Diversas linguagens corporais se entrelaçam gerando posicionamentos ao que diz respeito à imagem e ao lugar do gênero feminino em relação ao sistema capitalista e suas facetas de exclusão e inclusão social.

O corpo é colocado como meio de expressão de uma vivência experimentada, apresentando uma arte ritualística em volta de concepções que enquadram o feminino no mundo.